quinta-feira, julho 16, 2009

Olha o Rei aí!


Comemorando seus 50 anos de musica, com mais de 120milhões de álbuns vendidos, Roberto Carlos viveu várias fazes desde quando ainda morava em SP onde só sua mãe era sua fã.

No final dos anos 50, Roberto se muda para Niterói onde conhece seu grande parceiro de música, Erasmo Carlos, e engaja na sua 1ª banda: The Sputniks. Tocavam um rock incentiva do principalmente por Elvis Presley (Erasmo era o grande fã do estrangeiro).

O ano de 1966 foi marcado pela separação de Erasmo e Roberto. , A razão da separação foi uma falha da produção de um programa que homenageava Erasmo, a produção do programa havia preparado um pot-pourri com as composições mais famosas de Erasmo. O problema criado foi que estas canções foram compostas em parceria com Roberto Carlos, mas se deu créditos unicamente a Erasmo.
Mesmo assim Roberto, Erasmo e Wanderléia continuaram apresentando o programa da TV Record, até que muito atarefado Roberto não conseguia terminar a letra de ‘Eu Sou Terrível’ e pediu ajuda à Erasmo, assim, a amizade e a parceria dos dois foram retomadas.
A decada de 70 foi a fase romântica do rei, com o fim da Jovem Guarda. Gravou "Detalhes", "Amada Amante","Todos Estão Surdos", "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" (homenagem a Caetano Veloso) e "Como Dois e Dois" (de Caetano), "Além do Horizonte, "Ilegal, Imoral ou Engorda" e "Os Seus Botões, Café da Manhã", "Força Estranha" (de Caetano Veloso) e "Lady Laura"- esta última dedicada a sua mãe. E também ‘Jesus Cristo’ mostrando sua aproximação com a religião.

A decada de 80 foi a decada do reconhecimento internacional. Em 1981 gravou seu 1º disco em inglês, outros seriam lançados em espanhol, italiano e francês. Durante a década de 1990, o sucesso de Roberto Carlos prosseguiu tanto em nível nacional quanto internacional. Em 1994,Roberto Carlos conseguiu bater os Beatles em vendagens na América Latina, vendendo mais de 70 milhões de discos.

Em 1995, liderados por Roberto Frejat, grandes nomes do pop-rock brasileiro como Cássia Eller, Chico Science & Nação Zumbi, Barão Vermelho e Skank homenagearam Roberto Carlos com a gravação de canções da época da Jovem Guarda. Ainda naquele ano, o cantor casou-se com a pedagoga Maria Rita Simões Braga.
Em 1998, foi diagnosticado câncer em Maria Rita. Roberto Carlos teve de conciliar a gravação do disco anual e o apoio à esposa internada em São Paulo."Seu disco anual", que quase não foi lançado, tinha apenas quatro canções inéditas, que contou com a participação especial de Dominguinhos.
Em 1999, o agravamento do estado de saúde de Maria Rita, seguido de sua morte em dezembro daquele ano, fez com que o cantor deixasse de apresentar o tradicional especial de final de ano na Rede Globo e não gravasse o disco anual.

Depois de um período desaparecido, Roberto Carlos retomou sua carreira com a turnê "Amor Sem Limite", inaugurada em Recife, em novembro de 2000, título da canção - feita em homenagem a Maria Rita - de maior destaque no álbum lançado em dezembro daquele mesmo ano.
Ainda naquele ano, o cantor rompeu o contrato com a gravadora Sony, após 39 anos de parceria.
No final de 2003, ele fez uma apresentação no Ginásio do Maracanãzinho, de onde foram gravadas imagens para o tradicional especial natalino na Rede Globo e também divulgado "Pra sempre", álbum todo dedicado a Maria Rita. Com nove canções inéditas, o disco contou com "O Cadillac" (única escrita com Erasmo), "Acróstico" (cujas primeiras letras dos versos formam a frase "Maria Rita meu amor") e faixa-título "Pra Sempre".

Em 2009, o cantor iniciou sua turnê de 50 anos de carreira e 68 de idade em um show em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim.Em 26 de abril de 2009, aconteceu o show 'Elas Cantam Roberto - DIVAS', no Theatro Municipal de São Paulo, em homenagem aos seus 50 anos de carreira. O Show contou com a participação de grandes cantoras nacionais, como Zizi Possi, Claudia Leitte, Alcione, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Wanderléa, entre outras.
No dia 11 de julho, o cantor fez um show em comemoração aos 50 anos de carreira, no Maracanã, Rio de Janeiro. O mais importante show da turnê que vem apresentando pelo país.
Contou com participações especiais de Wanderléa e do cantor Erasmo Carlos, que protagonizou o momento mais emocionante da noite.
O tremendão interrompeu a canção Amigo, e falou sobre a amizade que tinha com Roberto, do telão, indo, logo em seguida, para o palco, onde terminou a música com Roberto, o fez chorar, e cantou outra música: Sentado à beira do caminho.

espero que tenham gostado.
bjbj Black Pepper.